Incêndios a veículos, bancos e vias públicas são registrados no Triângulo e Alto Paranaíba
Além dos seis ônibus incendiados em menos de quatro horas em Uberlândia e Uberaba, na tarde deste domingo (3), outros ataques foram registrados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. De acordo com a Polícia Militar (PM), agências bancárias e vias públicas também foram alvo dos criminosos.
Desde então, a polícia já conseguiu prender ou apreender suspeitos de terem relação com a série de incêndios e danos ao patrimônio na região. Em Uberaba, por exemplo, as forças de segurança informaram que foram detidos 23 suspeitos. Os rastreamentos continuam nesta segunda-feira (4) na tentativa de localizar outros envolvidos e mandantes dos crimes.
Também houve ataques no Sul de Minas, Centro-Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte. As forças de segurança investigam os casos.
Uberlândia
Três ônibus do transporte urbano de Uberlândia foram incendiados durante a tarde de domingo nos bairros Morumbi (A-236), Segismundo Pereira (A105) e Bairro Lagoinha (A118). Neste terceiro fato, o ônibus foi incendiado em frente a uma igreja evangélica que estava realizando o culto. Houve correria para que as pessoas fossem retiradas do local, mas ninguém ficou ferido.
Além disso, houve uma tentativa de incêndio frustrada a um ônibus que fazia a linha do Bairro Monte Hebron. Segundo a Polícia Militar, o autor tentou entrar no veículo com o galão de combustível, mas o motorista acelerou e conseguiu fugir.
Desde a noite de ontem, os ônibus estão sendo escoltados pela PM a fim de coibir novos atentados e garantir a segurança dos usuários do serviço.
Na agência do Banco do Brasil na Avenida Rondon Pacheco, os criminosos jogaram gasolina e tentaram colocar fogo na lixeira e em alguns papéis, mas o fogo não se alastrou e não ocasionou danos ao estabelecimento. O local foi interditado para ser feita perícia.
Dois homens jogaram gasolina em uma agência dos Correios no Bairro Santa Mônica, na Avenida Berlarmino Cotta Pacheco, e atearam fogo na madrugada desta segunda-feira. As chamas atingiram a fachada do estabelecimento, mas o fogo foi contido antes de invadir o interior da agência.
Na manhã desta segunda, o ecoponto do Bairro Guarani foi incendiado. Os criminosos arrombaram a porta e atearam fogo no escritório do depósito. O fogo foi controlado e atingiu parcialmente a parte de alvenaria interna, sendo que o local está funcionamento normalmente. Ainda não há informações se o ataque se trata de ato de vandalismo ou se tem ligação com a onda de incêndios.
Até o momento, a polícia conseguiu efetuar a prisão de um suspeito de envolvimento no crime no Bairro Laogoinha. O comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Uberlândia, tenente-coronel Ailton Donisete de Souza, informou que há imagens de outros suspeitos e que estão sendo feitos os rastreamentos para localizá-los e apurar a motivação dos crimes.
"Pelo perfil, são pessoas que já atuavam em crimes na cidade e alguns falam, ainda, que seriam até ordem [para os ataques] de pessoas de organizações criminosas em represália a alguns crimes que ocorreram e que houve a ação de repressão da PM contra eles", comentou o comandante.
Segunda onda de ataques
Essa é a segunda onda de ataques com incêndios em Uberlândia neste ano. Entre abril e maio, foram registrados 12 ataques envolvendo uma clínica de saúde, uma estação de ônibus e onze ônibus, sendo nove deles incendiados.
Na ocasião, a PM ressaltou que existem suspeitas de que grande parte dos ataques, especialmente contra o transporte público da cidade, ocorreram a mando de membros de facções criminosas que estão presos nas unidades prisionais de Uberlândia, insatisfeitos com as condições no sistema prisional.
Uberaba
A maior quantidade de ataques foi registrada em Uberaba. A primeira ocorrência foi no Bairro Jardim Primavera, na Rua Conceição de Souza Araújo, por volta das 16h, com o primeiro ônibus incendiado pelos autores. Alguns minutos depois o segundo veículo foi incendiado na Rua Luciano Justiniano Ribeiro, no Bairro Jardim Maracanã.
No fim da tarde, no Bairro Cidade Ozanam, os criminosos pararam o ônibus que seguia pela Rua Jovita Pinheiro, no Bairro Cidade Ozanan, e atearam fogo após os passageiros e o motorista descerem.
Ontem os ônibus foram retirados de circulação, mas voltaram a circular normalmente na madrugada desta segunda.
Uma agência do Banco do Brasil, no Bairro Parque das Américas, também foi atacada na madrugada de domingo. Os autores quebraram as portas com pedras e atearam coquetel molotov.
A assessoria do Banco do Brasil informou que, tanto no ataque à agência em Uberlândia, quanto em Uberaba, a empresa está colaborando com as autoridades policiais para identificação dos meliantes.
Foi registrada outra ocorrência na agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF), na Avenida Guilherme Ferreira, no Centro, na noite de domingo. Os bombeiros informaram que cinco criminosos armados invadiram o local, mandaram os clientes saíram e jogaram fogo em caixas eletrônicos. O fogo foi contido e não se alastrou para o prédio.
A Caixa esclareceu que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratificou que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Uma agência lotérica na Avenida Bandeirantes foi incendiada. Os bombeiros foram acionados e conseguiram controlar as chamas. Há informações de uma tentativa de incêndio frustrada em outra casa lotérica da cidade, no Bairro Morumbi.
No horto municipal, os criminosos incendiaram um caminhão. Já em vias públicas, houve incêndios em via no Bairro Volta Grande, na BR-050 na altura do Bairro Jardim Alvorada e dois trechos bloqueados na BR-262, depois que os criminosos atearam fogo em pneus.
Autoridades de segurança falam em coletiva
Durante uma coletiva de imprensa na 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) em Uberaba, o comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), coronel Lupércio Peres Dalvas, e o delegado-chefe do 5º Departamento da Polícia Civil, Heli Andrade, comentaram a situação da cidade e pediram à população que fiquem atentos às mensagens falsas que têm circulado na internet.
Os órgãos de segurança pública já estão investigando a origem e motivação dos ataques.
"Estamos dando sequência às atividades da PM acompanhando as oitivas porque ainda não conseguimos identificar os motivos destas ações. Eles falam em 'opressão', mas ninguém fala que tipo de 'opressão' acontece no sistema prisional. Por isso estamos investigando", explicou Heli Andrade.
O comandante da 5ª RPM, Lupércio Peres Dalvas, confirmou que 23 pessoas – entre elas dois adolescentes – foram detidas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Civil para depoimentos. Com alguns deles foram apreendidos galões com combustíveis e outros materiais; alguns negam participação nos ataques, mesmo estando em flagrante. A Polícia Civil prossegue com as investigações.
O comandante ainda afirmou que, desde o começo dos ataques, policiais civis e militares estão nas ruas para garantir a segurança aos moradores. Equipes da Guarda Municipal também estão nas vias da cidade.
"A gente quer tranquilizar a população, por isso intensificamos nosso patrulhamento e montamos uma estratégia específica para estes casos: militares em serviço e à paisana estão andando dentro dos ônibus e seguindo os ônibus para prender quem ousar a fazer ataques", reforçou Peres.
O coronel da PM comentou que as mensagens falsas que circulam pela internet, principalmente em aplicativos de mensagens, atrapalham, e muito, o trabalho dos policiais.
"Hoje, com o uso do Whatsapp, circulam muitas informações e imagens não condizem com a realidade. Existem pessoas que se aproveitam deste momento para lançar informações falsas, usando logotipos da PM e da Prefeitura. Tomem cuidado com o que recebem", observou.
Ocorrências em outras cidades da região
Cinco veículos foram incendiados em Araxá, no Alto Paranaíba, sendo um ônibus do transporte urbano entre a noite de domingo e esta madrugada. O primeiro ataque foi registrado contra um ônibus da linha Pão de Açúcar/Vila Silvéria. A
Depois que o ônibus parou em um ponto, um dos quatro autores entrou e ordenou que todos saíssem. Ele ateou gasolina e incendiou uma touca arremessando sobre o motor do veículo. Os passageiros, motorista e cobrador saíram do veículo a tempo e controlaram as chamas, com a ajuda de pedestres.
Três veículos de passeio também foram incendiados nos bairros Santo Antônio e Novo Horizonte. Por volta das 4h, a Polícia Militar foi acionada na Rua Conquista, no Bairro São Cristóvão, onde os pneus de um carro haviam sido incendiados. O fogo foi controlado rapidamente.
Durante os rastreamentos, a PM apreendeu quatro adolescentes e prendeu dois jovens suspeitos de terem envolvimentos com os ataques na cidade.
O delegado regional da Polícia Civl em Araxá, Victor Hugo Heisler, deve conceder uma entrevista coletiva na tarde desta segunda para falar sobre as investigações dos casos.
Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, houve um ataque frustrado a um ônibus do transporte público no Bairro Vila Garcia por volta das 23h. Duas pessoas jogaram gasolina no veículo, mas o motorista fechou a porta e conseguiu sair antes que o ônibus fosse incendiado.
A recepção da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Florido, na Rua Arthur Antônio da Silva, também foi alvo de criminoso (s) neste domingo. A suspeita é que o caso tenha relação com os demais ataques em outras cidades do estado.
Fonte e foto: G1 Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/incendios-a-veiculos-bancos-e-vias-publicas-sao-registrados-no-triangulo-e-alto-paranaiba.ghtml
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
-
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
-
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
-
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
-
10:08
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
-
20:55
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
-
20:12
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
-
19:33
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...